terça-feira, 5 de maio de 2009

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
“Avanços e Desafios para o Município de São Paulo"
Data: 08 a 10 de maio de 2009
Local: Assembléia Legislativa de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo - SP

A igualdade de direitos entre pessoas de várias raças será posta em discussão este mês na cidade de São Paulo. A partir de 8 de maio até o dia 10, o município realiza a II Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial, com o tema “Avanços e Desafios para o Município de São Paulo”. A organização do evento é da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone), com o apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo (SEDHSP).

A II Conferência Municipal é um encontro preparatório para a II Conferência Estadual, que por sua vez antecede a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), que foi convocada para junho de 2009. Durante o evento, serão escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Estadual


“Os encontros municipais são uma maneira de permitir que o poder público, a sociedade civil, as organizações não governamentais, as comunidades tradicionais (indígenas, ciganos, quilombolas e comunidades de terreiro), os refugiados e os imigrantes possam discutir e criar o plano de políticas públicas de igualdade racial a serem implementados na cidade de São Paulo”, explica Cinthya Andrade de Paiva Gonçalves, assessora técnica da Secretaria Especial de Direitos Humanos de SP/CMDH.

Ainda de acordo com Cinthya o plano municipal a ser criado na II Conferência representará um grande avanço para São Paulo, pois será o primeiro a ser implementado na cidade.

A II CONAPIR, convocada pela presidência da república, ocorrerá nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho deste ano, em Brasília e irá analisar e reafirmar as diretrizes aprovadas na I Conferência. Além de avaliar a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial e discutir os temas e as propostas apresentadas. As inscrições para a Conferência já estão encerradas.