terça-feira, 5 de maio de 2009

CAMPANHA MUNDIAL “NOSSO MUNDO. SUA AÇÃO.”


A MAIOR REDE HUMANITÁRIA DO MUNDO LANÇA CAMPANHA NOVA AMBICIOSA
“NOSSO MUNDO. SUA AÇÃO.”


Deslocamentos, doenças, desastres crescentes, falta de água limpa, escassez de alimentos, violência emergente, separação de famílias, pobreza opressiva e vulnerabilidade cada vez maior são alguns dos desafios freqüentes enfrentados por dezenas de milhares de pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais, violência interna e mudanças climáticas no mundo todo.

Com frequência, o sofrimento dessas pessoas passa desapercebido e desenfreado. Em uma tentativa de dar às vítimas de guerras e desastres uma voz mais forte e de fazer com que as pessoas no mundo se sentem e tomem uma atitude, a maior rede humanitária do mundo – o Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho – está lançando uma Campanha Mundial chamada “Nosso mundo. Sua ação.” no dia 8 de maio de 2009.

"É mais do que uma campanha para aumentar a conscientização; é um pedido de ação. É sobre engajar as pessoas no espírito do voluntariado e possibilitar que todas tenham como fazer a diferença no nosso mundo. Cada um de nós deve trabalhar em nossas comunidades para nos preparamos melhor para enfrentar as crises atuais e emergentes. Agindo hoje, podemos juntos proteger nosso futuro", disse Juan Manuel Suárez Del Toro, presidente da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV).

O símbolo da campanha é um mundo desordenado. Cada vez que alguém age ou visita o portal http://www.ourworld-yourmove.org está ajudando a restabelecer a ordem em um mundo que é uma desordem. O site permite aos usuários trocarem experiências através de contribuições para o blog, vídeos e fotos.

"Devido à crise econômica mundial, muitas pessoas estão passando por momentos difíceis, mas eles podem ser ainda mais difíceis para as pessoas que têm muito pouco para começar. Temos uma responsabilidade coletiva de tornar nosso mundo um lugar melhor e cada um de nós tem o poder de 'entrar em ação' para ajudar outras pessoas, seja passando um tempo com um vizinho idoso ou oferecendo alimento e abrigo para uma família deslocada pelo conflito", disse Jakob Kellenberger, presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

A iniciativa de Nosso mundo. Sua ação. coincide com o aniversário de 150 anos da Batalha de Solferino, na Itália, que levou à criação da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, bem como o aniversário de 90 anos da FICV e o aniversário de 60 anos das Convenções de Genebra. Espera-se que milhões de entusiastas da campanha em mais de 80 países compareçam para comemorar o lançamento no dia 8 de maio, que também é reconhecido como o Dia Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

Além disso, a nova exposição do CICV, "Nosso Mundo – Em Guerra", que apresenta fotos de cinco dos principais fotógrafos de guerra do mundo, será aberta em Genebra, Nova York e em outras grandes cidades no dia 8 de maio. No mesmo dia, "A Humanidade em Guerra", um livro de retrospectivas em fotos e uma exposição documentando os 150 anos da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em ação serão lançados em algumas cidades.

Do dia 24 a 28 de junho, milhares de jovens de mais de 120 nações deverão fazer parte de um encontro juvenil mundial e de uma aldeia humanitária na aldeia italiana de Solferino, onde comemorarão a história do Movimento da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e definirão sua visão para abordar os desafios humanitários de hoje em dia.


Mais informações: