terça-feira, 5 de maio de 2009

PORTO ALEGRE GANHA O PRÊMIO ECO-CIDADE

PORTO ALEGRE GANHA O PRÊMIO ECO-CIDADE

O “Projeto Óleo de Fritura: De Resíduo à Riqueza”, elaborado em parceria pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM), foi o vencedor, entre seis finalistas, do Prêmio Eco-Cidade, entregue pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) na tarde desta terça-feira, 5 de maio de 2009, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, durante a cerimônia de abertura da Conferência Internacional Iswa Beacon. O diretor-geral do DMLU, Mário Moncks, recebeu o troféu em nome da prefeitura de Porto Alegre.

O Prêmio Eco-Cidade tem por objetivo reconhecer o trabalho de prefeituras, cujas políticas públicas para a preservação do meio ambiente estejam alinhadas com os princípios de sustentabilidade e de excelência na gestão de resíduos sólidos.

O projeto foi lançado pelo DMLU em junho de 2007 e integra o Programa Pró-Dilúvio, da Smam, que concentra diversas ações de saneamento e educação ambiental, visando a preservação do Arroio Dilúvio. O DMLU organizou postos de recolhimento pela cidade (hoje já são 120) e assinou convênio com quatro empresas que fazem a reciclagem do resíduo recolhido. A Celgon Agroindustrial; a Ecológica, Coleta de Óleos Vegetai; a Faros, Indústria de Farinha e Ossos; e a Oleoplan recolhem os óleos dos postos e encaminham para reciclagem. Entre as diversas possibilidades de reciclagem do óleo de fritura, destacam-se a produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e biodiesel.