segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

CENTRAL DO TRABALHADOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

RN GANHA CENTRAL DO TRABALHADOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A igualdade de oportunidades avança no Rio Grande do Norte. Na última sexta-feira (23), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), e a Associação dos Deficientes Físicos do Estado do Rio Grande do Norte (Adefern), firmaram parceria para implantar a primeira Central do Trabalhador voltada exclusivamente para pessoas com deficiência, que representam 17,5% da população do Estado, de acordo com o IBGE.

O projeto, pioneiro no país, ficará sediado no prédio da Adefern, na Zona Norte de Natal, onde a estrutura física já é adaptada ao atendimento de pessoas com deficiência.

O principal foco da Central será o treinamento para entrevistas de emprego e qualificação para o mercado de trabalho, feitas conforme a demanda do empresariado. Lá, também serão disponibilizados serviços de assistência social, psicológica e assessoria jurídica gratuita.

Segundo o presidente da Adefern, José Odon Abdon, a Central virá para solucionar o maior entrave para a inserção no mercado de trabalho dos portadores de deficiência: a ausência de qualificação profissional. "Com a Central, teremos direitos iguais no acesso ao trabalho", opina José Odon.

Na visão do titular da Sethas, Fabian Saraiva, a Central é uma ação concreta em prol da pessoa com deficiência que está fora do mercado formal de trabalho, pois permitirá uma qualificação profissional adequada, que em conjunto com o sistema de habilitação e reabilitação e os estímulos para as empresas, facilitará a sua contratação.

"Nosso objetivo é democratizar o acesso ao trabalho e dar o melhor emprego possível ao portador de deficiência, para que ele possa ser independente e conquistar seu próprio espaço", enfatiza o secretário.

Uma nova reunião vai ocorrer na próxima semana com o Sistema Nacional do Emprego (Sine) e a Adefern, para discutir formas de viabilizar a Central.