terça-feira, 27 de janeiro de 2009

NOVA COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL

NOVA COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL TOMA POSSE DIA 30


A primeira mulher a comandar a Guarda Municipal de Porto Alegre em 116 anos de história será empossada oficialmente no cargo na próxima sexta-feira, 30. Lorecinda Ferreira Abrão é integrante dos quadros da Guarda desde 2002 e substitui Nilo Bottini, que esteve no comando nos últimos dois anos. A solenidade ocorrerá às 10h, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255).

Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana, Nereu D´Àvila, a escolha marca uma nova etapa. “Nós queremos mais inclusão social e mais participação na comunidade. A Lorecinda é mulher, jovem e negra. A escolha dela é emblemática”, afirmou.

Formada em Direito pela PUC e especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela UFRGS, Lorecinda pretende promover uma reestruturação interna, com a criação da equipe de planejamento, e focar o trabalho da Guarda Municipal na prevenção. “Precisamos nos aproximar e interagir ainda mais com a população”, defende.

A Guarda Municipal foi criada no dia 3 de novembro de 1892 e, em 2002, passou a integrar a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU). Hoje, é responsável pelo projeto Vizinhança Segura, que atua em praças, unidades de saúde e escolas, ação do Programa Vizinhança Segura, um dos 21 do governo municipal. Além da área de segurança urbana, a guarda também cuida de prédios do patrimônio público, coibindo depredações. O efetivo atual é de 563 profissionais.

CURRÍCULO

Lorecinda Ferreira Abrão é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; acadêmica do curso de bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Especialista em Segurança Pública pela UFRGS e Especialista em Direitos Humanos pela Escola Superior do Ministério Público da União - ESMPU/UFRGS. Foi Coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre/RS (2007-2008) e é Gerente do Programa Vizinhança Segura. Tem experiência em pesquisa ciêntífica, atuando principalmente nos temas: Direito Público e Direitos Humanos. Conquistou o 1º lugar na pontuação da Matriz de Evolução do Gerenciamento dos Programas (EGP) do Modelo de Gestão da Prefeitura de Porto Alegre em 2007 e 2008. No ano passado, foi uma das 15 gerentes de programas da Prefeitura selecionados para realizar o curso Competência no Setor Público, na George Washington University, nos Estados Unidos.