sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

LIVROS EM FORMATO ESPECIAL

EDITORA DISPONIBILIZA LIVROS EM FORMATO ESPECIAL


A pouca disponibilidade de obras literárias em braile ou com caracteres ampliados dificulta o aprendizado de crianças, adolescentes e mesmo adultos que não enxerguem ou possuam baixa visão. Consciente disto, a editora Aymará, de Curitiba, vem disponibilizando suas obras em formato especial para redes de ensino de todo País e escolas particulares.

"Começamos o trabalho este ano e temos como objetivo disponibilizar todos os nossos títulos (cerca de cem) em braile e com caracteres ampliados. Futuramente, também queremos oferecer as obras em áudio", comenta o diretor-geral da Aymará, Áureo Monteiro Gomes Júnior.

Os livros produzidos pela editora são voltados à educação de jovens e adultos. Segundo Áureo, as obras disponibilizadas em formato especial não terão custos adicionais às redes de ensino e instituições particulares, o que faz parte de um compromisso de desenvolvimento da cidadania adotado pela editora.

"Os livros em braile costumam ser mais encontrados. Porém, os com caracteres ampliados são mais raros. Eles servem a pessoas que tenham baixa visão, que geralmente não lêem em braile, mas também não conseguem ler os livros convencionais", explica. "As obras em formatos especiais dão mais autonomia aos estudantes com deficiências visuais. Fazem com que eles não fiquem dependentes de ouvir uma história e não se sintam menos qualificados em razão da deficiência."

Mais informações:
Site: http://www.aymara.com.br