sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PROGRAMA “VIDA EM MOVIMENTO"


DUDU BRAGA APRESENTA PROGRAMA “VIDA EM MOVIMENTO”
Oitavo e último programa da série mostra Inclusão de Pessoas com Deficiência
Data: 10 de janeiro de 2009
Horário: 10h
Local: TV CULTURA

O Programa "Vida em Movimento" trata de atividades físicas, educação, trabalho, esportes adaptados, recreação, acessibilidade e tecnologias assistivas, do ponto de vista da inclusão. Apresentado por Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos e que tem deficiência visual, mostra que a inclusão está nas ruas, nos ônibus com piso rebaixado, no aumento de números das vagas reservadas nos estacionamentos, nas estatísticas que mostram aumento de matrículas de criança e jovens com deficiência no ensino regular, no número crescente de trabalhadores com deficiência admitidos nas empresas.

Vida em Movimento é adaptado de uma série de vídeos produzidos pelo Departamento Nacional do SESI (Serviço Social da Indústria) e CNI (Confederação Nacional da Indústria) e realizado em parceria com o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, tendo como base o projeto da socióloga Marta Gil.

O programa, com 30 minutos de duração, tem janela de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e um recurso ainda pouco conhecido no país, a audiodescrição - em que um locutor narra às pessoas com deficiência visual detalhes do conteúdo quando não há narração ou pessoas falando, apenas imagens. O programa deste sábado traz três vídeos:

Escolas de Cidadania
O direito à educação não existe para garantir um privilégio, ele é uma forma de garantir igualdade de condições. O vídeo mostra como o acesso de pessoas com deficiência às escolas cria condições para que todos tenham direito a oportunidades diferentes para que cada um desenvolva suas potencialidades. Conheceremos Tábata, que tem baixa visão, mora em Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo e estuda em escola da rede pública.

Capoeira
As pessoas com deficiência descobriram a capoeira há pouco tempo. Com ritmo e música, a capoeira desenvolve coordenação, equilíbrio, reflexos, força e flexibilidade - além de promover a sociabilidade. Este vídeo, gravado na AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, mostra a interação entre crianças e jovens com diversos tipos de deficiência física, mães, avós e profissionais, que relatam os ganhos advindos da prática deste esporte, que talvez possa ser considerado o mais brasileiro de todos.

Judô
O judô é um esporte olímpico que proporciona grandes benefícios para as pessoas com deficiência visual, como equilíbrio, autonomia e mobilidade. Além de trazer vantagens para os atletas, o judô também deu medalhas ao Brasil – é uma das modalidades mais premiadas nas Paraolimpíadas.

Diferentemente do que muitos possam pensar, a atração tem como meta atingir todo tipo de telespectador, e não apenas aqueles com deficiências. Segundo Gabriel Prioli, Coordenador de Conteúdo e Qualidade da Fundação Padre Anchieta, “todos devem ser informados de que a atividade física é possível e recomendável para pessoas com deficiência, sempre de forma inclusiva, seja nas aulas de Educação Física, seja nos esportes adaptados. O processo de inclusão veio para ficar. É exatamente isso que queremos mostrar aos nossos telespectadores”, disse.

O Programa Vida em Movimento, parceria da TV Cultura com o SESI, contou também com o apoio da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que deu orientações sobre aspectos do conteúdo e da linguagem utilizada em cada edição.


Sobre o Amankay e Marta Gil
A série Vida em Movimento nasceu de parceria entre o Departamento Nacional do SESI e o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas (http://www.amankay.org.br/), organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Criado em 1989, o Amankay tem como Missão institucional a produção e a disseminação de materiais que promovam a inclusão social e a qualidade de vida de segmentos sociais vulneráveis, através da democratização do acesso à Informação e da atuação em rede.

Sua atual Coordenadora Executiva é Marta Gil, que foi coordenadora da Rede SACI (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação), projeto da USP – Universidade de São Paulo, consultora da equipe de Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo do Banco Mundial, dentre outras funções. É responsável pela organização de livros sobre a inclusão no Trabalho e na Educação. Atualmente, é consultora na área da Deficiência e Diretora da Casa de Vital Brazil.