quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CONTA DE ÁGUA EM BRAILLE

DMAE ENTREGA PRIMEIRA CONTA DE ÁGUA NO SISTEMA BRAILLE


O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) de Porto Alegre entregou na manhã de hoje, 28, a primeira conta de água em braille, confeccionada especialmente para usuário deficiente visual. O ato ocorreu durante o evento de obliteração do selo Louis Braille, realizado na sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). A usuária beneficiada com a conta pioneira foi dona Zilma Maria Mello Herencio, moradora da Vila Cefer II.

Espontaneamente, o DMAE passou a emitir as contas neste mês em conformidade com a Lei Estadual Nº 12.498/06, a qual assegura às pessoas com deficiência visual o direito de receber os boletos de suas contas de água, energia elétrica e telefonia confeccionados em braille. No caso do DMAE, quem tiver interessado basta fazer o cadastro em um dos postos de atendimento solicitando o serviço, como já fizeram outros usuários além de dona Zilma, que também receberão suas contas em braile.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais. Representando o DMAE, a chefe do Setor de Entrega de Contas, Melissa Vieira da Silva, destacou a política de gestão do departamento. “Estamos focados no atendimento ao cliente, por isso realizamos reformas em todos os nossos postos de atendimento com objetivo de padronizá-los, torná-los acessíveis às pessoas com deficiência e oferecer um atendimento qualificado” enfatiza Melissa.

O usuário com deficiência visual que se cadastrar em um dos cinco postos comerciais do DMAE vai receber, sem custo extra, no local solicitado, dois documentos ao mesmo tempo: o demonstrativo tradicional, impresso em tinta, com código de barras para pagamento em bancos e lotéricas, e a conta em braille.

Sistema - O braille é um sistema de leitura e escrita tátil que consta de seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos. Os seis pontos formam a chamada "cela braille". A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos, que podem representar letras simples e acentuadas, pontuações, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. O sistema foi inventado pelo francês Louis Braille e adotado em 1852 na Europa e na América.

POSTOS COMERCIAIS DO DMAE NOS BAIRROS DE PORTO ALEGRE:
- AZENHA: Rua Barão do Triunfo, 714
- CENTRO: Rua José Montaury, 159
- MOINHOS DE VENTO: Rua Fernando Gomes, 183
- PARTENON: Rua Prof. Cristiano Fischer, 2402
- ZONA NORTE: Rua Aliança, 70