terça-feira, 27 de janeiro de 2009

BOLETIM FSM 2009

BOLETIM FSM

Bem-vindo a Belém
Belém, a capital do estado do Pará, é privilegiada por sua posição estratégica no extremo Norte do Brasil e, por isso, considerada a principal porta de entrada da região Norte do país e da própria Amazônia. É a maior metrópole da Amazônia brasileira, com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes.

Veja o Guia de Belém para o FSM 2009:
O Fórum Social Mundial é um espaço de comunicaçao e intercâmbio. Milhares de jornalistas de toda as partes do mundo farão a cobertura do Fórum Social Mundial, publicando videos, fotos e notícias sobre um outro mundo possível.

Na FACOM (Faculdade de Comunicação da UFPA) existem cinco projetos de comunicação compartilhada: Fórum de Rádios, Fórum de TVs e Vídeo, Laboratório de Conhecimentos Livres, Ciranda e Belém Expandida. Todos os jornalistas e profissionais de mídia livre estão convidados a participar.

Alguns projetos de mídia que farão a cobertura especial do Fórum Social Mundial:
- Flame D'Afrique – http://flamme.panos-ao.org/ (notícias em francês)
- Foro de Radios – http://www.foroderadios.org/ (notícias via rádio)
- FSM info blog – http://openfsm.net/projects/fsm2009-info (clipagem de blogs e outras fontes digitais de informação)
- IPS terraviva – http://ipsterraviva.net/tv/wsfbrazil2009 (notícias, fotos e vídeos em inglês, espanhol e português)
- Networked Journalists – http://belem.bearstech.com/ (notícias, fotos e informações curtas)
- Portal Cultura – http://www.portalcultura.com.br/
- WSF TV – http://www.wsftv.net/ (site de vídeo para o Fórum Social Mundial)


Programação online: a melhor maneira de encontrar atividades

Devido às muitas mudanças na alocação das atividades, solicitada pelos proponentes, o programa impresso e a errata contém alguns erros.


A melhor maneira de se manter atualizado sobre a programação do FSM 2009 é fazer o download da planilha disponível neste link: http://tinyurl.com/fsm2009pt

A planilha pode ser vista em softwares como OpenOffice e Excel. Ao usar esta planilha, é possível filtrar as atividades por data, local, organização proponente, país ou tipo de atividade. Você também pode procurar por organizações, nomes de atividades, proponentes ou demais interesses específicos utilizando a busca destes softwares (geralmente CTRL+F ou CTRL+L, dependendendo do seu software ou língua).